Compras acima de R$ 180,00 para as regiões sul e sudeste

MOKA ou CAFETEIRA ITALIANA

 

ORIGEM: Itália

ANO: 1933

CRIADOR: Alfonso Bialetti

MÉTODO: Pressão e Vapor

DIFICULDADE DE PREPARO: Fácil

MOAGEM INDICADA: Média / Grossa (evitar moagem fina)

CARACTERÍSTICAS DA BEBIDA: A bebida é potente, saborosa e encorpada, apresentando alta complexidade de sabor e a presença de óleos essenciais. É a bebida que mais se assemelha ao espresso, sem que haja a presença da crema. Apresenta pouca acidez e um leve amargor.

COMO FUNCIONA: Este método é composto por uma jarra octogonal de alumínio ou inox composta por três partes: um recipiente inferior para a colocação da água, que possui uma válvula, um recipiente para o pó (em formato de funil) e outro para receber a bebida pronta, onde encontram-se uma peneira e um anel de borracha, que garante o fechamento hermético da cafeteira. Quando a cafeteira é levada ao fogo e aquecida, ocorre a passagem da água, sob pressão de vapor, para o compartimento superior, produzindo uma bebida concentrada e intensa.

MODO DE PREPARO:

Preencha a parte inferior da Moka com água filtrada ou mineral, até a altura da válvula de segurança. Nunca ultrapasse a válvula!

Coloque o pó de café no recipiente central (em formato de funil). O pó deve ser colocado até a borda do recipiente sem que seja compactado.

Encaixe o recipiente de pó na Moka e feche-a rosqueando bem a parte superior.

Coloque algumas gotas de água fria na parte superior da cafeteira, para evitar que o café entre em contato com o alumínio quente e se torne amargo.

Leve a Moka diretamente ao fogo baixo, com a tampa aberta.

Quando a água entrar em ebulição e o café começar a subir, feche a tampa, retire a cafeteira do fogo e deixe que o café continue sendo preparado. Sirva a seguir.

SUGESTÃO DE RECEITA: A Moka é um método que não permite alterações nas receitas. As medidas de água e pó de café são determinadas pelo tamanho da cafeteira italiana que você possui. O recipiente de pó de café foi projetado pensando na quantidade de café que será necessária para cada xícara de café que será produzida. Da mesma forma, a quantidade de água deve seguir a indicação da altura da válvula para que seja garantida a pressão ideal para o funcionamento adequado da cafeteira.

EXPERIMENTE: Este método não oferece possibilidades de experimentações.

 

LEMBRE-SE, A RECEITA PERFEITA É AQUELA QUE VOCÊ AMA!!!