Compras acima de R$ 180,00 para as regiões sul e sudeste

CHEMEX

 

ORIGEM: Estados Unidos

ANO: 1941

CRIADOR: Foi criada pelo químico alemão Peter Schlumbohm, radicado nos Estados Unidos.

MÉTODO: Filtragem

DIFICULDADE DE PREPARO: Média

MOAGEM INDICADA: Média / Grossa (evitar moagem fina)

CARACTERÍSTICAS DA BEBIDA: A bebida é extremamente limpa (sem resíduos), suave e de sabor nítido, sem a presença de amargor. É uma bebida que ressalta as características sensoriais do grão escolhido.

COMO FUNCIONA: Este método é composto por uma jarra de vidro em formato de ampulheta com um colar de madeira polida, amarrado frouxamente por um laço de couro. O vidro utilizado na produção da Chemex é resistente a altas temperaturas e não é poroso, evitando a absorção de resíduos e odores. O formato de ampulheta, afunilado no meio, auxilia na manutenção da temperatura durante a extração e serve de encaixe para o filtro. E o colar de madeira isola o calor para que a bebida possa ser servida sem queimar as mãos. Utiliza um filtro de papel mais grosso, em formato redondo, que é dobrado em quatro partes e encaixado na Chemex, resultando em uma tripla filtração que impede a passagem de resíduos sólidos e absorve os óleos essenciais, proporcionando uma bebida extremamente limpa e leve.

MODO DE PREPARO:

Dobre o filtro de papel em quatro partes e encaixe na Chemex, deixando a parede tripla do filtro para frente do utensílio, onde se encontra o “bico” para servir a bebida.

Utilize água mineral ou filtrada fervente.

Escalde o filtro com a água fervente e dispense a água, para evitar a transferência de resíduos para a bebida. Esta etapa também serve para aquecer o recipiente e ajudar a manter a temperatura da bebida.

Acrescente o café recém moído no filtro, de forma uniforme e sem compactar.

Realize a pré-infusão despejando água suficiente para cobrir todo o pó de café e aguarde 30 segundos, para que ocorra o bloom.

Despeje o restante da água em 3 etapas, fazendo o movimento de círculos concêntricos.

Quando o gotejamento parar, retire o filtro e sirva o café.

SUGESTÃO DE RECEITA: 21g de café para 300ml de água

EXPERIMENTE: Teste diferentes proporções de água e pó de café.

 

LEMBRE-SE, A RECEITA PERFEITA É AQUELA QUE VOCÊ AMA!!!